Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Novo Corte de Cabelo

Hoje lavei meu cabelo pela primeira vez após o corte. Cortei na sexta-feira, antes que pensem absurdos.

Era engraçado, eu descia as mãos pela nuca e já não achava mais cabelo. Parece que só percebemos o quanto perdemos de cabelo quando lavamos.

Exagerei no shampoo. Duas vezes. Já o condicionador foi na medida. Percebi que vou economizar bastante com esse tipo de produto. Animação! Triste foi o fato de que o banho demorou o mesmo tempo de sempre. Preciso diminuir.

Usei uma toalha de rosto. Ao tentar enrolá-la ao cabelo, fiquei enrolada. Tive que segurar a toalha na cabeça enquanto ia para o quarto, e ao mesmo tempo prendia a toalha de banho ao meu corpo, que estava sempre caindo. Atrapalhada...

Com um pente fino, fingi desembaraçá-lo. Fingi, porque já no banho senti que ele não me daria problemas quanto a isso. Foi a primeira vez que não tive de fazê-lo durante o banho. Liberdade?

Meu cabelo está em sua parte mais saudável e forte. Está lindo. Depois de sofrer muito com sua aparência, finalmente encontrei um corte que me valorize e me satisfaça. Prático e com personalidade. Nunca tive um cabelo assim. Acho que é por isso que estou tão feliz.


E foi tudo tão de repente. Aliás, não foi não. Aconteceu exatamente como tinha que acontecer. E eu não tenho dúvidas de que foi providência divina. Obra de um Deus que viu sua filha sentir-se desgostosa da imagem que assistia todos os dias no espelho. Obra de um Criador que nos fez, todos, perfeitos e não entende onde encontramos tantos defeitos dos quais nos queixar, já que Ele, o mais perfeito ser do Universo, nos encontra belos exatamente como fomos feitos. E ainda assim, em sua misericórdia infinita, nos concede pequenas bênçãos para que nos sintamos mais aceitáveis diante de nós mesmo, por mais que nossa posição seja a errada.

Maquiagem, esmaltes, cremes, roupas bonitas, academia, sapatos e penteados, simples cortes de cabelo, tudo isso Ele nos dá, nos permite acesso para cuidarmos do exterior. Não condeno, absolutamente. Estou repleta por conta de um corte de cabelo, como posso condenar esses cuidados? A questão é que quando mudamos algo em nosso exterior para nos sentirmos melhor, essa mudança não deve ser feita apenas por fora. Porque é óbvio, o problema está por dentro.

Não em um rosto com espinhas ou em um cabelo sem brilho. Está na mente, nos nossos próprios olhos. Quando começamos a nos criticar demais, cobrar demais, exigir algo que não temos a oferecer naturalmente, isso é um problema. Nós olhamos para o lado e as perguntas logo chegam: “Por que não sou magro assim? Por que meu cabelo não tem essa cor? Por que minhas unhas não crescem tão rápido?”.
Será difícil ser grato pelo que se é? Será que é humilhante enxergar-se após um banho, aquele momento fatídico em que não há nada pra cobrir aquilo que você chama de defeito?

Não é questão de não mudar nada, é a questão de ser grato com o que se tem. Se pudermos fazer um tratamento para deixar o cabelo mais liso, que ótimo! Mas e se não pudermos? Iremos nos trancar em casa e não sairemos até conseguirmos ficar bonitos o suficiente para que outros olhem e elogiem? O melhor elogio que podemos receber é o do espelho. Não, o melhor elogio vem dos próprios olhos.

No momento em que descobrimos nossa própria beleza, passamos a cuidar de nós mesmos sem a preocupação de estar exagerando, sem a paranoia da comparação e sem tentar adivinhar o que outros irão achar. Não nos preocupamos mais no que pessoas que não fazem parte das nossas vidas, não sabem nada sobre nós, não tem ideia de como somos ou nos portamos, e que simplesmente não se importam nem um pouco com o nosso bem-estar, não iremos mais nos preocupar com as opiniões dessas pessoas. Quem se importa mesmo saberá ser cortês e humilde ao advertir-nos de algo inapropriado em nosso visual.

ENTÃO, pra quê se preocupar? Você está lindo lendo esse texto. Seu cabelo está perfeito, seu rosto está impecável e seu corpo é como ele tem que ser. Insatisfeito com alguma coisa? Ou pare de reclamar, ou aja. Mas aja consciente de que ainda estará ótimo se não fizer nada.

Porque você é a coisa mais linda de Deus. A obra mais perfeita. Tem o sorriso mais lindo quando está grato pelas Suas bênçãos. Tem a voz mais doce quando conta seus segredos para Ele. Têm os gestos mais harmoniosos quando O louva. E é a mais bela visão do universo quando descansa em Seus braços.

Não somos perfeitos? Não mesmo. Mas isso não dá margem para críticas. E sim para esperança. Porque não somos perfeitos por conta dos nossos pecados, mas eles já foram pagos em uma cruz. E por esse sacrifício, um dia seremos levados aos céus e transformados nas mais belas criaturas do universo.
E eu não acho que seja uma transformação física. Às vezes, parando pra refletir sobre isso, acabo pensando que, na verdade, as pessoas não serão perfeitas no céu porque serão transformadas por fora, e sim porque seus olhos e suas mentes não mais terão preconceitos ou malícia. Todos serão aceitos exatamente como são e serão felizes pela certeza da obra para a qual foram criados por Deus. Serão felizes por terem sido criados em perfeição por um Criador que é amor. Às vezes é isso que penso.

Eu demorei muito até entender o que é beleza. Mas foi ao olhar para fora de mim, ao olhar as pessoas a minha volta, aos que amo e aos que mal conheço, que vi todos belos. Todos perfeitos. Não porque eu realmente não via defeitos, mas porque queria que todos se vissem bem. Porque com ou sem defeitos, queria amá-los da maneira que os via. Queria tê-los por perto assim, exatamente como são. Porque são as obras de meu Pai, e quero amá-los como tais.

E definitivamente, se quisermos ver como somos bonitos, precisamos enxergar como os outros também o são.

4 comentários:

  1. Amazing! Uma verdadeira poeta criada por Deus. Lov U, Babs!

    ResponderExcluir
  2. Uau... maravilhoso... é possivel chorar por emocao e alegria ao mesmo tempo?? se sim estou... por ver as suas mudancas por dentro e fora estou feliz e emocionada com o texto lindooo!!! parabens garota

    ResponderExcluir
  3. Suas lindaaaaaas! Obrigada pela paciência de ler um texto tããão enorme! hahah'
    Que bom que gostaram, penso em cada uma das minhas amigas cada vez que escrevo algo assim.. Se não fosse por vocês, estaria muda :x
    AMO MUITO! <3

    ResponderExcluir