Fala a verdade: você morre de medo dessa palavra, não é mesmo?
Tem medo de ouvir uma dessas, mas de vez em quando (senão frequentemente) conta uma e outra...
Todo mundo sabe e está careca de ouvir que mentir é errado!
Mas e quando você não consegue evitar? E quando mentir se torna hábito e você já não sabe mais onde está a verdade?
Parece roteiro de filme (O Mentiroso, 1997, com Jim Carey), mas também é a realidade de muitas pessoas. Pessoas que convivem com você. Pessoas em quem você confia. Sim. Elas estão te enganando.
Mas antes de correr atrás e começar um longo interrogatório, saiba: a culpa não é totalmente da pessoa!
Algumas pessoas, e eu digo só ALGUMAS, tem uma tendência forte a confabular e/ou arranjar desculpas para sair de situações desconfortáveis porque simplesmente não conseguem contar a verdade. Elas sabem diferenciar a verdade e a mentira, mas sentem-se forçadas a mentir. É como um vício: ao mentir, elas sentem menos peso na consciência (
Sim. Isso é uma doença psicológica e chama-se pseudologia fantástica ou Síndrome do Pinóquio. A maioria de seus doentes nem sonha que ela existe. Em consequencia, tratamentos são muito pouco procurados. Mas a esperança de cura é essa.
Portanto, se você está em convivência com um mentiroso compulsivo, nada de esfregar a verdade na cara dele, ou afastar-se, nem pese em tratamento de choque! Ele é como um viciado e deve ser tratado semelhantemente.
Apoio, carinho e conscientização psicológica são os primeiros passos da 'reabilitação'.
Procure um profissional. Não banque o psicólogo ou ache isso insignificante demais. Só ele saberá como agir na cabeça do paciente para conseguir mudá-lo. Ele se formou para isso, oras! =P
E principalmente, ore. Deus está na frente de tudo e, como sabemos, mentira é pecado. Reforce a sua vida espiritual e ajude-o a reforçar a dele. Sem Deus, nenhuma vida será transformada por completo.
E fica dica!
Disse tudo!!!
ResponderExcluirExatamente o que eu precisava ouvir para ajudar meu amigo!!!